terça-feira, 23 de junho de 2009

A lucidez perigosa




Estou sentindo uma clareza tão grande ,
que me anula como pessoa atual e comum:
É uma lucidez vazia, como explicar?
Assim como um cálculo matemático perfeito do qual, no entanto, não se precise.
Estou por assim dizer vendo claramente o vazio.
E nem entendo aquilo que entendo:
pois estou infinitamente maior que eu mesma,e não me alcanço.
Além do que: que faço dessa lucidez?
Sei também que esta minha lucidez pode-se tornar o inferno humano...
Já me aconteceu antes.
(Clarice Lispector)


P.S: Mais uma vez Clarice se faz presente, com sua sensatez de idéias e turbilhão de sentimentos!!!
Eu que mais que fã, me sinto explicada por ela, ou quem sabe entendida. Talvez, reconfortada...é como se nessas linhas, eu encontrasse um pouco de meu coração.
E neste momento estou assim, vendo o vazio e sinto um pouco de medo ou anseio.
È como se soubesse o caminho, mas tivesse medo do próximo passo. Decisões são difíceis de serem tomadas, pois sempre temos que deixar algo para trás. Mesmo sabendo que progrediremos, é como se mesmo o que nos doesse, nos fizesse falta.
Como Clarice mais uma vez, sabiamente escreveu:'Perdi alguma coisa que me era essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna que até então me impossibilitava de andar mas que fazia de mim um tripe estável. Essa terceira perna eu perdi. E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que nunca tive: apenas as duas pernas. Sei que somente com duas pernas é que posso caminhar. Mas a ausência inútil da terceira me faz falta e me assusta, era ela que fazia de mim uma coisa encontrável por mim mesma, e sem sequer precisar me procurar."
Não perdi nada, mas quero eliminar e mesmo sendo desejo, sinto aquele aperto no peito!
Quem disse que transformar não dói?
A borboleta precisa sentir a pressão e a dor em suas asas para romper o casulo, para ter forças para voar...

Bjos, queridos meus e até a próxima!!!!

Com amor, sempre!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário