segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dia 28 de abril!!!!!

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

Como este blog é para falar de assuntos soltos e sem um tema específico,achei importante postar aqui esta homenagem, que muita gente nem conhece, aos trabalhadores que já se lesionaram ou morreram ,em suas funções.
Homenagem aos trabalhadores que movimentam o sistema e que produzem esta realidade que temos hoje.. pessoas, como eu e você, que levantam cedo e saem para fazer esta engrenagem funcionar e que muitas vezes não possuem um ambiente saudável para realizarem suas atividades, que trabalham horas a mais do permitido, que se esforçam e adoecem, sem receberem um olhar da sociedade, pois é necessário uma ação em conjunta para mudar este quadro de degradação, que muitos trabalhadores enfrentam no seu dia-a -dia
.
DADOS IMPORTANTES:
-A data comemorativa do 28 de Abril, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, espalhando-se por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.Esse dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho.


"A situação atual da classe trabalhadora está insustentável. Segundo estimativas da OIT, anualmente ocorrem mais de 270 milhões de acidentes no trabalho e aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Mais de dois milhões de pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trabalho, o que equivale a três mortes por minuto.
De acordo com a pesquisa realizada por sindicados a respeito da saúde do trabalhador, avaliou-se que o risco de longas jornadas causa transtorno do sono, fadiga e irritabilidade. As péssimas condições de trabalho e esforços repetitivos geram também as doenças. Este quadro envolve aspectos psicológicos e fisiológicos: fobias, stress, alteração do hábito alimentar , sintomas físicos como gastrite, úlcera, hipertensão, entre outros. Neste sentido pode-se dizer que o stress em si não é uma doença, contudo ele pode ser o ponto de partida para que se desencadeie uma tragédia.
No século XX a medicina classificou algumas enfermidades como crônicas, pois o tratamento é longo e não coloca em risco a vida das pessoas em curto prazo, logo não são emergências médicas. No entanto elas são extremamente sérias causando morte certa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que as doenças de trabalho, como as doenças cardiovasculares, a diabete, a obesidade, o cancro e as doenças respiratórias, representam cerca de 60% do total de 57 milhões de mortes por ano e 46% do total de doenças. Muitas dessas doenças são assintomáticas e caracterizam-se por episódios agudos perigosos e dolorosos, o que acarreta sofrimentos na busca pelo tratamento.
Dados apontam que além das doenças, os acidentes de trabalho provocam aleijamentos, amputações e mortes comuns ao trabalhador, pelos mais diversos motivos: afogamentos, quedas, queimaduras, intoxicações, parasitoses e outras que levam ao afastamento de suas funções por invalidez.
Para modificar este contexto das condições de trabalho, requer repensar o trabalho na sua totalidade. Fazendo-se necessário considerar a dimensão objetiva e subjetiva, à saúde física e psíquica, tendo-se por referência a busca do equilíbrio emocional e da integridade pessoal."
( trecho do texto que fizemos em um evento, em defesa da saúde do trabalhador)
À TODOS OS TRABALHADORES...QUE EXISTA LUTA, ENQUANTO HOUVER INJUSTIÇA!!!!
Ah!!!este post não terá imagem....apenas, protesto!!!!!
Bjus e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário