quarta-feira, 18 de março de 2009

O Grito...ou o silêncio!!!!!


Este quadro é O Grito "é uma pintura do Edvard Munch, datada de 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial" esta é a descrição da Wikipédia para tal obra.
Eu sou apaixonada por este quadro,lembro-me da primeira vez que o vi e fiquei horas encantada com a expressão quase paupável e com as cores intensas.
Consigo sentir a angustia deste ser que sofre sozinho,em uma ponte,onde as pessoas passam e não o notam..mas,e nosso sofrimento é sentido pelo os outros??Quantas vezes nos pegamos sós em meio a multidões que não nos notam,tocam ou se sensibilizam conosco?
E nós mesmos,quantas vezes ignoramos o outro,só para não se haver com sua dor?AS vezes,acho o mundo meio maluco, as pessoas se transam, se tocam, se possuem,mas não se entregam...Se despem para um desconhecido,mas nã ose doam ao outro.Não se sentem,não se entregam,não se compartilham.
Dão o corpo,mas a alma escondem.Se comem,mas não se sensibilizam.Não estou condenando a prática de ninguém,longe de mim,uma pobre mortal, mas apenas questionando esta solidão em que se vive. Solidão de sentimento, de endurecimento, onde o corpo se toca, mas o outro não toca o ser,a essência.
Ás vezes,ouço as pessoas dizendo que querem se relacioanr de verdade,com companheirismo e atençaõ,com entrega e penso em como estamos nos esvaziando,nos permitindo relações que não nos acrescentam,só para diminuir um pouco a angustia conteporânea...talvez,seja mais fácil curtir uma solidão a dois, do que se haver com nossas verdades e medos.Afinal,ficar sozinho sempre nos remete ao interior e passamos a nos questionar, reviver lembranças e buscar respostas...é preciso silêncio e uma dose de solidão para nos conheceremos.Hum!!!!!!e este triÂngulo: silêncio+solidão+auto-conhecimento,pode doer muito.É a angustia de se conhecer, a dificil missão de se aceitar e a coragem para mudar o que nos machuca.
Aí,fugimos e nos escondemos em bares cheios, em conversas menos ameaçadoras, com pessoas que não nos afrontam e muitas vezes,nem nos interessa. Aprendemos a nos esconder e a negar a dor...mas,esta é inerente ao crescimento,pois só transformamos quando algo nos incomoda e nos faz sofrer.
Bom,comecei a falar do quadro e me enveredei pela dor humana,talvez por me remeter a tantas possibilidades que amo este GRITO...acho deveriamos gritar mais ...e mostrar ao mundo nossa angustia, solidão e questionamento...antes,que sufoquemos com tanta coisa na garganta..
Eu penso assim,nem sei se sou boa para dar conselhos ou dicas....eu tenho gritado bastante e com isto atraindo alguns e afastando outros!!!! Ninguém falou que seria fácil ser diferente,mamãe sempre me avisou!!!!
bjus e até a próxima

Um comentário:

  1. Lindo Felícia! Lindo!.... Adoro gritarrrrr!!!!
    E por mais estranho e difícil que seja, eu adoro amar o ser humano!!!
    Logo... O meu grito sempre é feito de amor!!

    ResponderExcluir