quarta-feira, 25 de março de 2009

Verdade ou verdades...



Hoje tive uma conversa sobre verdade e fiquei me questionando: ela existe??
Sempre tive a certeza que a verdade é uma questão subjetiva de fatos ocorridos.A percepção que eu tenho de algo é diferente da sua, pois somos seres diferentes com sensações, valores e afetos diferenciados.Logo, seria mais certo acreditar em verdades: amplas e possíveis!
Certos fatos me tocam de uma forma e te tocam de outra. Sempre fui contra a verdades absolutas, tirando a matemática, que 2+2 sempre será 4, as outras coisas da vida, sempre serão percebidas de forma diferenciada, pelos viventes.
Às vezes, escuto casais de amigos brigando e quando vêm me contar o atrito, cada um me conta uma versão...será que apenas um deles está sendo verdadeiro, ou os dois estão relatando a verdade, sob o ponto de vista do sentimento vivenciado no momento?
As pessoas que se julgam donos da verdade, sempre se perdem e sentem medo de ser questionados, por isto assumem uma posição taxativa, para evitar afrontas.Claro, que vão fazê-lo, pois toda vez que somos testados, somos obrigados a repensar e acabamos encontrando outras possibilidades, outros sentimentos, outras formas e agir e ver o mundo.
Para mim, o espaço de crescimento está nestas lacunas das perguntas, pois necessitamos refletir para responder...e quando mais refletimos e questionamos, mais auto-conhecimento adquirimos.
O ser humano não nasce pronto e nem detém todo o saber, que chato seria se não tivéssemos descobertas, se não nos deparássemos com alterações e dificuldades. Como bom neuróticos, temos falta e esta que nos faz buscar e caminhar. Se não houvesse busca, estaríamos como disse Raul sentados num apartamento, com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar.
Mas, o que buscamos é diferenciado, pois cada um tem um sonho, cada um tem um plano e um objetivo...cada um sente a verdade ...que verdade mesmo???Por isto , não me conformo com os modelos criados, com os valores inventados e com a normatização imposta!
A verdade imposta é a verdade de um outro, por isto não vale para mim e nem para você, a verdade ‘verdadeira’ é aquela que produzimos e que nos faz sentido. Por isto, mais uma opinião pessoal, devemos preservar a individualidade e subjetividade humana. A massificação dos seres nos tira o que há de mais verdadeiro: a beleza da multiplicidade.
A verdade que me toca é a que meu coração produz!!!
Bem- vindo a verdade, sinta a sua!!!!!
Bjus e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário